Desfile de Lolitas

  Anualmente o Festival Cultural Valadares Power promove um Desfile de Moda Lolita, o desfile tem a finalidade de divulgar o estilo de forma ampla, prestigiando o público com um desfile cheio de representantes dos sub-estilos dessa moda alternativa, onde as participantes deslumbram o público com seu visual Loli no Valadares Power.

Participe do Desfile de Lolitas do Valadares Power

O que é Moda Lolita?
Moda Lolita é uma moda urbana de origem Japonesa, onde o foco principal é a feminilidade. É conhecida por suas roupas de formato característico, lembrando o visual de bonecas antigas.
Inspirados na Era Vitoriana e no Rococó, a Moda Lolita busca o resgate da inocência infantil, aliada a elegância do século XIX.
Embora o nome “Lolita” nos faça lembrar a personagem do livro homônimo de Vladmir Nabokov (1955), a Moda Lolita nada te a ver com meninas de sexualidade precoce. Na verdade o estilo anda em sentido contrário da definição, já que a ideia de Lolita (no Japão) é de menina-moça recatada, elegante e modesta.
Por Gláucia Palhares,
Punk Lolita
Gothic Lolita
Classic Lolita
Sweet Lolita
Existem vários subestilos na Moda Lolita, mas todos eles partem de uma única raiz composta pelos quatro estilos básicos:
 
·         Sweet Lolita é o estilo mais popular atualmente. É um estilo mais infantil, caracterizado por tons pastéis, laços e babados. É comum aparecer estampas com temas fofos e infantis como: pôneis, doces, brinquedos, bichinho de pelúcia e personagens de conto de fadas. Sempre em tons de rosa claro, azul bebê, lilás, amarelo bebê e verde-água. As saias são em formato de cupcake, e os sapatos são os TeaPartyShoes (TPS).

·         Classic Lolita é um estilo mais maduro. As características da Era Vitorianaficam bem evidentes neste estilo: uso de camafeus, pérolas, rendas, luvas,ombros cobertos, decotes altos,cores mais sóbrias e com ar de envelhecido (off White, rosa envelhecido, azul royal,  bege e verde musgo). As estampas também são mais sobreas e discretas, como arranjos de flores e objetos que remetam a uma era antiga. Nos cabelos é comum arranjos de flores ou chapéu. As saias são em formato de “A”, e os sapatos mais usados são: Mary Jane ou Oxford (modelos que lembrem sapatos antigos).

·         Gothic Lolita é totalmente inspirado nas roupas de luto da Era Vitoriana e na arquitetura gótica. O Preto é predominante, mas pode ser mesclado com cores fortes (azul royal, bordô e cinza) ou com o branco. Os acessórios usados são bem simples como crucifixos, perolas e flores. Existem estampas para esse estilo, geralmente são de castelos, catedrais, ou vitrais góticos. A saia é em formado de sino, podendo apresentar vários babados. É comum ver sapatos plataforma e corsert neste estilo.

·         Punk Lolita é um estilo muito difícil de coordenar,porque mistura o exótico do punk e o doce do Lolita. É bastante difícil encontrar o equilíbrio entre os dois estilos para que não fique punk de mais e Lolita de menos, e vice-versa.
Um erro muito comum é esquecer-se da anatomia básica Lolita: formato e cumprimento da saia são iguais ao dos outros estilos (saias curtas de mais, pregueadas tipo colegial e sem volume não são aceitas).
A padronagem mais comum é o xadrez tartan, losangos ou as listras risca-de-giz.  As estampas que aparecem neste estilo são os naipes do baralho, relógios, peça de xadrez, chaves, cadeados, crucifixos e brasões.
É comum o uso de coletes, gravatas de laço, cardigans ou jaquetinhas. Os acessórios são a parte mais importante para caracterizar este estilo: Fivelas, correntes,Spike, ilhós, alfinetes, rebites, pingente de coroa, caveiras e naipes.
Na Cabeça aparecem os tradicionais headbows, geralmente customizado com alfinetes e correntinhas. As mini-cartolas são muito populares, mas cuidado com a qualidade e tamanho das mesmas.
Nos pés são comuns os coturnos, creepers, o RockingHoseShoes ou um sapato Lolita de plataforma. Lembrando que tudo deve ser muito bem balanceado para não carregar só no punk ou só no Lolita.

Subestilos derivado dos estilos principais:
·         Casual Lolita: tem como base o classic ou o sweet. Como sugere o nome, é uma forma mais casual de usar Moda Lolita, adaptando para o dia-a-dia. A anatomia Lolita fica preservada( saia armada, meias e sapato boneca), mas os demais elementos do outfit podem ser mais leve. EX: trocar a blusa de botões por um coutsew ou cardigans bem leves.No cabelo basta uma tiara ou laços menores.

·         Country Lolita: é um híbrido do classic com o sweet. A temática é campestre, com estampas de frutas, flores e xadrezinho. Para ficar bem caracterizado recomenda-se o uso de acessórios de palha ou vime. Na cabeça é comum tranças, cancanhat ou bonnet.

·         Sailorlolita:subestilo que surgiu dosweet. A temática é baseada em uniformes de marinheiro (Moda Navy), listras em branco, azul marinho e vermelho com detalhes em dourado se destacam  neste substilo. As estampas remetem a coisas ligadas ao mar (ancora gaivotas, estrela do mar). Para caracterizar bem o estilo usam-se boinas, quepes ou chapeuzinho de marinheiro.

·         Piratelolita: o Pirate era uma temática que se popularizou e agora é reconhecido como subestilo. Com base no Gothic e classic, encontramos muitas cores e elementos oriundos destes estilos. O que diferencias é a utilização de elementos piratas: corset, botas, caveiras, baús, navios, mapas, bússolas, etc. É interessante usar múltiplos colares, pulseiras e vários anéis, não use nada muito discreto. Lembre-se que você é uma rainha pirata!

·         Hime Lolita: com base no classic (ou classicsweet), a Hime(princesa) deve passar um ar de nobreza e riqueza. Vestidos com babados fartos, muita renda e detalhes delicados como as passamanarias são os mais indicados. O penteado é diferenciado, os acessórios são elegantes: muitas pérolas, brilho e coroas. A inspiração no rococó é bem nítida deste estilo.

·         ShiroLolita:Shiro é apenas uma temática. Não chega a caracterizar um subestilo. Para fazer uma shiro (branco) basta escolher um estilo ou subestilo e deixa-lo todo branco. Absolutamente branco!

·         Kuro Lolita: assim como o Shiro, o Kuro Lolita é apenas uma temática. Basta escolher um estilo ou subestilo me deixa-lo todo preto.

·         Wa Lolita e Qi Lolita:São subestilos inspirados nas roupas tradicionais japonesas (WA) e chinesas (Qi), mas com a elegância da Moda Lolita. A anatomia Lolita é mantida, mas o outfit apresenta mini quimonos com mangas característica e gola trespassada, ou vestidos com a gola chinesa. Os sapatos podem variar entra as tradicionais sandálias japonesas e sapatos de plataforma. Os acessórios do cabelo lembram adornos ornamentais como o kanzashi.

·         Guro Lolita:Guro(que vem da palavra grotesca) também é uma temática. Geralmente pegam como base um sweet ,todo branco, para acrescentar bandagens, hematomas e sangue falso, dando um ar de boneca quebrada.

·         Ero Lolita: pode usar como base qualquer um dos estilos principais, mas com decotes um pouco maiores, saias mais curtas (5 dedos acima do joelho) e um apelo mais maduro. Também é comum ver corsets neste subestilo. Sensual sem ser vulgar.

·         Steampunklolita: é mais uma temática que mistura a moda Lolita com acessórios steampunk. O melhor estilo para servir de base é o classiclolita, se tiver ares vitoriano é melhor ainda(assim como moda Lolita o Steampunk tem inspiração no séc. XIX). Com a base bem definida, e estando de acordo com a antomialolita, basta acrescentas acessórios steampunk  como goggles, corsets, luvas, coletes, cartolas, engrenagens, etc.

O universo da moda Lolita não acaba aqui. Tem muitas temáticas e subestilos surgindo a todo o momento. Se você quer saber mais pesquise:
·         Sweet Lolita OTT
·         Sweet Classic Lolita
·         Classic Sweet Lolita
·         BitterSweetlolita
·         Creepy Lolita
·         Cyber Lolita
·         Lolita OldSchool
Fonte: blogs Reino de morango e Moda Lolita de verdade.
Com adaptações de Glaucia Palhares/ Agosto 2013

Parceiros

Parceiros